segunda-feira, 7 de março de 2011

Prática Pedagógica

A prática pedagógica é uma atividade complexa, envolvendo tanto as condições internas como as externas ao ambiente escolar e as situações didáticas.Conhecer essas condições e saber lidar com elas é uma das tarefas do professor. Nesse sentido escola, professor, aluno e pais estão inseridos na dinâmica das relações sociais, e todos têm papel relevante no processo socioeducativo.

Avaliação Diagnóstica

A avaliação diagnótica numa perpectiva mediadora deve informar o professor sobre o real desempenho dos alunos. Nessa perpectiva o desenvolvimento da avaliação diagnótica evidencia o que o aluno já sabe e oportuniza seu avanço no processo de aprendizagem; permite que o professor reveja o seu planejamento de ensino; e oportuniza situações didáticas que evidenciam ao professor o nível de aprendizagem do aluno.

Aprendizagem

O ser humano aprende com seus pares num contexto sócio, histórico e cultural. Essa afirmativa reflete a perspectiva sociointeracionista que entende o sujeito não apenas como ativo, mas interativo, porque forma conhecimento e se constitui a partir de relações intra e interpessoais. É na troca com outros sujeitos e consigo próprio que se vão internalizando conhecimentos, papéis e funções sociais.