domingo, 6 de junho de 2010

Uma pedagogia para fundamentar a Educação


Os seres humanos nascemos INCONCLUSOS, INACABADOS,como nos lembra Paulo Freire[...]. Ele faz dessa idéia a base de sua proposta pedagógica. E afirma que a nossa vocação é SER CADA VEZ MAIS HUMANOS.Vamos nos tornando HUMANOS ou nos desumanizando no decorrer de nossa vida, de acordo com as experiências que tivemos, com as condições que construímos para a nossa vida pessoas e a vida da coletividade. Por isso, devemos nos EDUCAR AO LONGO DA VIDA. Atividades culturais para o desenvolvimento da cultura realizadas na acão coletiva dos sujeitos da educação( praxis pedagógica) sobre as contradições, conflitos, ambiguidades e possibilidades das realidades sociais(econômicas e ideológicas) na busca da construção do ser mais do humano(p.360).
[...] "Ao nos denominarmos de SERES HUMANOS, entre diferentes nomes que demos aos outros animais(gato, cachorro, vaca, cabra, etc) passamos a criar uma ideologia sobre nossa HUMANIDADE(P.364).[...]HUMANIDADE não é apenas o nome que damos ao conjunto dos seres humanos que habita no planeta TERRA. Entendemos HUMANIDADE como a maneira própria de existir desse animal chamado SER HUMANO, ou , simplismente, homem. É O JEITO PRÓPRIO DE SER GENTE! tornar-nos HUMANOS é a finalidade de nossa EXISTÊNCIA. humanos, independentes do sexo e do gênero, a cor, da religião ou idade. IGUAIS NAS NOSSAS DIFERENÇAS: pessoa-indivíduo! (p.365)".
[...] Torna-se menos difícil a construção de nossa humanidade se cultivarmos os valores da solidariedade, da cooperação, do amor e da amizade, do respeito as diferenças, do diálogo, das relações democráticas e de justriça"(p.367).

(SOUZA, João Francisco. E a educação popular,2007)