domingo, 6 de março de 2011

Poesia em Homenagem ao Dia Internacional da Mulher

NASCE UMA MULHER

Nasce Uma Mulher
Em meio a tantas expectativas
Entre tantos sonhos e esperança
Eis que um choro de criança
De repente ecoa pelo ar...
E neste mesmo instante,
Surge num ponto qualquer
Uma voz firme e possante
Que diz: “É uma mulher.”
Nasceu! É pequenina e delicada,
Mas pelo nome de mulher é chamada.
E em todo tempo, por onde ela andar
Sempre alguém vai lhe chamar
Pelo sublime nome de mulher...Mulher...
Já nasce com identidade!
Carregando sobre si a responsabilidade
De ser feminina, graciosa e diferente.
Aquela que na batalha da vida é guerreira
E na hora mais difícil e derradeira
Tem sempre um sorriso para dar...
Nasce uma mulher...
Mais uma entre tantas!
Mas é única, é ímpar, é a primeira.
Aquela que o Senhor deu por companheira
Ao homem que tão só, no paraíso vivia.
Então, ...ela encheu a sua vida de alegria
E como as flores, sublime tornou o seu viver
Ela nasce e floresce para ao mundo trazer
O seu doce perfume de mulher...



Norma Penido Bernardo, in Revista Visão Missionária , Ano 87, Número 1 (UFMBB)

Aprendizagem

Tradicionalmente a afetividade e o corpo foram deixados fora da relação de aprendizagem, pois esta era concebida exclusivamente como um processo consciente e produto da inteligência. Atualmente, a psicopedagogia concebe que a aprendizagem acontece relacionando o organismo, corpo, cognição e desejo. O sujeito que aprende e o sujeito que ensina estão em constante relação. O professor, além de transmitir um saber para o educando, deve despertar e causar o desejo de saber e de produzir conhecimento pelo educando.

Desenvolvimento da inteligência

Segundo Piaget os estágios de desenvolvimento da inteligência evoluem como uma espiral, não havendo idades rígidas para sua realização, e cada estagio engloba o anterior e o amplia; ou seja, os estagios, em seu processo espiralado, não obedecem à rigidez de idades, mas se ampliam envolvendo as fases ocorridas em idades anteriores.