· Há diferença entre Jogo e o Material Pedagógico?
· O jogo educativo empregado em sala de aula é realmente jogo?
Jogo educativo
- Surge no século XVl (Primeiros estudos em Roma e Grécia antigas)
· O jogo educativo empregado em sala de aula é realmente jogo?
Jogo educativo
- Surge no século XVl (Primeiros estudos em Roma e Grécia antigas)
- Platão “importância de aprender brincando”
- Romanos “jogos destinados ao preparo físico”
- Entretanto é com Froebel, o criador do jardim de infância que o jogo passa a fazer parte do currículo de educação infantil.
Importância do Jogo educativo
A utilização de jogos educativos tende a melhorar o processo ensino-aprendizagem e proporcionar ao aluno uma maneira lúdica de aprender.
Segundo Silveira “os jogos educativos podem despertar no aluno: motivação, estimulo, curiosidade, interesse em aprender (...) o aluno constrói seu conhecimento de maneira lúdica e prazerosa”.
O Significado atual do jogo na educação
O objetivo do jogo educativo é o equilíbrio entre duas funções:
1. Função lúdica – o jogo propicia a diversão, o prazer e até o desprazer quando escolhido voluntariamente.
Importância do Jogo educativo
A utilização de jogos educativos tende a melhorar o processo ensino-aprendizagem e proporcionar ao aluno uma maneira lúdica de aprender.
Segundo Silveira “os jogos educativos podem despertar no aluno: motivação, estimulo, curiosidade, interesse em aprender (...) o aluno constrói seu conhecimento de maneira lúdica e prazerosa”.
O Significado atual do jogo na educação
O objetivo do jogo educativo é o equilíbrio entre duas funções:
1. Função lúdica – o jogo propicia a diversão, o prazer e até o desprazer quando escolhido voluntariamente.
2. Função educativa – o jogo ensina qualquer coisa que complete o individuo em seu saber, seus conhecimentos, e sua apreensão do mundo (Campagne, 1989, p.112).
Alguns critérios são importantes para garantir a essência do jogo na escola:
1. O valor experimental – permitir a exploração e a manipulação;
1. O valor experimental – permitir a exploração e a manipulação;
2. O valor da estruturação – dar suporte à construção da personalidade infantil;
3. O valor de relação – colocar a criança em contato com seus pares e adultos, com objetos e com o ambiente em geral para propiciar o estabelecimento de relações;
4. O valor lúdico – avaliar se os objetos possuem as qualidades que estimulam o aparecimento da ação lúdica.
(Ana Paula/ UFPE, 2008)
(Ana Paula/ UFPE, 2008)
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